Costa Marques: Defensoria Pública apoia comunidade quilombola na busca por auxílio para combater incêndios florestais
Publicado em:
Na tarde do último dia 20 de setembro, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia, por meio de sua Ouvidoria-Geral Externa, foi procurada por representantes da comunidade quilombola do Real Forte Príncipe da Beira, no município de Costa Marques, região do Vale do Guaporé. A comunidade solicitou apoio diante da grave situação de incêndios florestais que ameaçavam suas moradias e estavam causando danos significativos à área.
Apesar dos esforços já empreendidos pelo Exército na tentativa de conter os focos de incêndio, a intensidade das chamas exigia uma ação mais ampla. Assim, os(as) moradores(as) da comunidade buscaram o auxílio da Defensoria Pública para que intermediasse o diálogo com outros órgãos competentes.
Diante da solicitação, a Ouvidora-Geral Externa da DPE-RO, Amanda Michalski, entrou em contato com o Ministério Público Federal (MPF), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), visando obter orientação sobre os próximos passos para intensificar o combate ao incêndio.
O ICMBio indicou o acionamento das equipes de combate a incêndios do Ibama, que conta com o suporte do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) para auxiliar na contenção das chamas.
Graças à rápida articulação entre os órgãos envolvidos, a equipe do Prevfogo foi acionada e chegou à comunidade no dia seguinte, atuando prontamente no combate aos incêndios. “A Ouvidoria-Geral Externa da DPE-RO agradece o empenho das equipes do Ibama e ICMBio, que responderam de forma ágil e eficiente à solicitação, assegurando a proteção da comunidade e minimizando os danos já sofridos, como a destruição de roças e outras perdas materiais”, afirmou Amanda Michalski.
O apoio prestado pela Defensoria Pública à comunidade quilombola reforça seu compromisso em atuar de forma colaborativa, buscando soluções que promovam a segurança e a justiça, em especial em situações de emergência que ameaçam populações vulneráveis.
Compartilhar