Em agradecimento à Defensoria Pública, assistida cria poesia em homenagem à instituição
Publicado em:

Diante de membros(as) e servidores(as) da Defensoria Pública, Ana Maria Castro Ribeiro, poetisa de rua, lê, em voz alta, o poema que criou especialmente para a instituição: “A primeira vez que vim, admirada fiquei. Por isso, outra vez voltei”.
Enquanto as palavras que recita expressam o seu agradecimento pelo tratamento recebido como assistida, Ana sorri e ressalta que na Defensoria Pública foi tratada como gente. “Sofri um acidente e meus documentos foram todos roubados junto a minha mochila. Fiquei sem documentos, e em uma ação social da Defensoria, ao recitar poemas, acabei conhecendo o defensor público José Alberto”, explica a poetisa que atualmente encontra-se em situação de rua.



Segundo ela, foi a Defensoria quem a auxiliou a conseguir todos os documentos de volta. “Fui muito bem atendida aqui na Defensoria, pois há um acolhimento verdadeiro e isso pra mim foi muito bom, tanto que eu descrevo em minha poesia: ´Por isso eu voltei aqui´.
O Defensor Público José Alberto, responsável pelo atendimento de Ana Maria, ficou muito comovido com a gratidão da assistida. “Fiquei surpreso e imensamente feliz ao ver a sua poesia retratar de forma tão bela e inspiradora o acesso à justiça promovido pela Defensoria Pública.”
O defensor público também ressaltou o compromisso da Defensoria Pública com a promoção da cidadania. “Atender pessoas em situação de rua com êxito não é apenas garantir dignidade, mas também oferecer esperança e abrir caminhos para a reconstrução de suas vidas”.
Veja abaixo o poema completo de Ana Maria criado para a Defensoria Pública:
“NA DEFENSORIA
Dizem que todo órgão público
Tem tratamento igual
Eles só fazem
Pouco caso da gente
Mas nesse foi diferente
Fui tratada feito gente.
A primeira vez que vim
Admirada fiquei
Por isso, outra vez voltei
Todos os órgãos públicos deveriam ser assim
Pois querendo ou não
Somos nós
Seus verdadeiros patrões
Porque é através
Dos impostos que pagamos
De onde saem
Os seus grandes salários
Destratar-nos
Seria um tanto arbitrário
Todos deveriam enfim
Seguir o exemplo
Dos funcionários daqui
NA DEFENSORIA eles agem assim
E isso é bom para mim
E também é bom para ti
Ana Castro
Poeti”Z”a de Rua
PVH-RO
25/11/2021