Defensoria Pública de Rondônia realiza solenidade de instalação do novo Núcleo de Segurança Institucional (NSI)
Publicado em:
Na última quinta-feira, 09, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia realizou a instalação oficial do novo Núcleo de Segurança Institucional (NSI) da DPE-RO, em solenidade que ocorreu na sala de reuniões do prédio-sede.
Na ocasião, o Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, recebeu o Comandante-Geral e o Subcomandante da Polícia Militar do Estado de Rondônia, respectivamente, Cel PM Régis Braguin e Cel PM Glauber Souto, que acompanharam a solenidade e a posse do defensor público Diego César dos Santos como Coordenador do NSI. Também participaram da solenidade, o Subdefensor Público do Interior e Atuação Estratégica, Diego de Azevedo Simão e o Corregedor-Auxiliar da DPE-RO, Rafael de Castro Magalhães.
O Núcleo de Segurança Institucional é fruto de um Termo de Cooperação entre DPE-RO e PM-RO, que formaliza a atuação de militares da ativa, em Porto Velho, e voluntários em reserva, no interior, com o intuito de realizar o policiamento e a guarda dos Núcleos da Defensoria em todo o estado.
Em sua fala, o Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, iniciou agradecendo ao Governador do Estado de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, pelo apoio contínuo à Defensoria Pública e também estendeu seus agradecimentos à Polícia Militar de Rondônia e à Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania, pela parceria essencial na concretização desse projeto. Destacou ainda a importância da criação do Núcleo de Segurança para a garantia da proteção do público interno e externo. “Este é um marco histórico extremamente relevante para a DPE-RO e para a Polícia Militar, pois simboliza um avanço significativo na estruturação da segurança institucional, refletindo a preocupação da Defensoria Pública em oferecer um ambiente seguro e acolhedor para todos que utilizam ou trabalham em suas instalações”, explicou.
O Comandante-Geral da PM-RO, Cel PM Régis Braguin, por sua vez, ressaltou a importância do projeto para a o avanço da proximidade entre as instituições. “O Núcleo de Segurança Institucional da Defensoria, para nós da Polícia Militar, é a concretização de um exercício da proximidade, e a gente acredita que seremos bem sucedidos. Tudo isso irá refletir na sociedade”, ressaltou.
Por sua vez, o Subcomandante da PM-RO, Glauber Souto, também ressaltou os benefícios trazidos pela proximidade entre as instituições. “Estarmos juntos ombreados neste projeto, faz com que possamos dizer que durante o trabalho da Defensoria, a população vai ver um policial militar ali fardado. Isso traz um prestígio também para a nossa instituição, o que é muito importante para a visão que a sociedade tem da Polícia Militar dentro dessa política de proximidade entre as instituições”.
O Coordenador empossado do NSI, defensor público Diego César dos Santos, frisou que essa é uma demanda antiga dos defensores e defensoras. “A gente que está na atividade finalística sabe da importância de um Núcleo de Segurança Institucional para nos dar confiança, respaldo e segurança para exercermos as nossas funções.”
Por fim, o Subcoordenador do NSI, Tenente Cel PM Philippe Menezes, falou em nome dos demais policiais militares membros do Núcleo. “Estamos muito motivados para o cumprimento de mais uma missão. Podem ter certeza que todos os dias e as noites que estivermos ombreando com a Defensoria Pública, vai ser pra garantir a essência do trabalho realizado sem medo, com segurança, com nosso apoio e com a parte técnica que nos compete”, finalizou.
Confira a estrutura do Núcleo de Segurança Institucional da DPE-RO:
Coordenador: Defensor Público Diego César dos Santos
Subcoordenador: Ten Cel PM Philippe Rodrigues Menezes
Membros:
1 Ten PM Gilmar Inacio de Souza
3 Sgt PM Mario Sergio Bezerra bastos
2 SGT PM Uilian Cristian da Silva
CB PM Luiz Fernando Vieira