Discurso de despedida de Fontoura Coimbra é marcado pelos agradecimentos
Publicado em:

Antonio Fontoura, subdefensor público-geral nomeado, faz o discurso de despedida do cargo de DPGE
“Ao deixar o cargo”, declarou, “quero registrar meu profundo agradecimento e reconhecimento aos profissionais competentes e responsáveis, verdadeiros agentes públicos que fazem do seu trabalho um sacerdócio, à custa, muitas vezes, de sacrifícios pessoais, extrapolando, inclusive, a sua jornada de trabalho. Não tenho dúvida de que eles garantirão que a Defensoria Pública continue o processo de transformação e modernização que iniciamos e agora estará sob a liderança do DPGE Marcus Edson de Lima”.

Fontoura (esquerda) foi nomeado subdefensor público-geral do Estado
Antonio Fontoura exaltou o defensor público-geral empossado. Para ele, trata-se de pessoa e profissional do mais alto nível, pautando a sua vida pública no comprometimento, na ética, na transparência e em reiteradas atuações funcionais de destaque, desde quando atuou no interior do Estado, e agora, na Capital, resguardando a proteção dos direitos coletivos do cidadão vulnerável e à frente da Subdefensoria Pública-Geral.
O DGPE que ora deixou o cargo engrandeceu os membros da instituição. “A Defensoria vem se firmando aos poucos como uma instituição jurídica forte, independente, voltada à intransigente defesa dos necessitados, composta por defensores públicos preparados e conscientes de seu papel, preocupados com a efetivação da cidadania e absolutamente comprometidos com a promoção dos direitos fundamentais da pessoa humana”.
Ex-defensores públicos- gerais
Ele lembrou ainda os ex-defensores públicos-gerais do Estado e subdefensores gerais que, mesmo diante das dificuldades, deram o impulso inicial para a consolidação da Defensoria Pública. “Foram lutas incessantes em dias difíceis, mas todo esse sacrifício valeu a pena. Foi graças a eles que a instituição chegou ao patamar que se encontra hoje”.
Antonio Fontoura agradeceu ainda aos assistentes jurídicos, que por um longo período, estiveram ao lado dos defensores públicos na labuta diária, ajudando a elevar o nome da DPE.
Coimbra enalteceu também colegas e amigos que ajudaram a desenhar a história da Defensoria de forma “extremamente salutar, mas que não se encontram mais em nosso meio”. São eles: Heilder Lúcio Maciel, Eliomar Abrantes de Souza, Ceci Furbino Neves, José Augusto Leite Neto, Antônio Francelino dos Santos e José Roberto Wasques de Freitas.
Bancada
Por fim, ele fez menção especial à bancada federal rondoniense, à Assembleia Legislativa e ao Governo do Estado pelo apoio e parceria nesses dois anos em que esteve à frente da instituição. “Vocês foram fundamentais para que a nossa administração conseguisse implementar projetos visando o crescimento e a melhoria estrutural da Defensoria”.