DPE + Segura: Defensoria Pública de Rondônia realiza solenidade de encerramento do 1º Mês da Segurança Institucional
Publicado em:

O primeiro Mês da Segurança Institucional da Defensoria Pública do Estado de Rondônia chegou ao fim nesta terça-feira, 8, com a realização da solenidade de encerramento do evento no auditório do prédio-sede da DPE-RO.
Promovido pelo Núcleo de Segurança Institucional (NSI) da Defensoria Pública, ao longo de todo o mês de junho, o Mês contou com diversas ações e atividades voltadas ao fomento das políticas internas de segurança da instituição. Uma das ações foi o lançamento da campanha DPE Mais Segura, que conta com a disseminação de dicas de segurança ao público interno, através das mais diversas plataformas como grupo de avisos no Whatsapp, wallpapers temáticos nos computadores, cartazes, banners e vídeos informativos.
Além disso, o NSI junto ao Centro de Estudos da DPE-RO, promoveu a realização de diversos cursos às(aos) membras(os) e servidoras(es) da instituição nos municípios de Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena. Por meio de parcerias com professores e estabelecimentos públicos e privados, foram realizados os cursos de Defesa Pessoal para Mulheres; Autoproteção: primeiros socorros, sobrevivência urbana, direção defensiva e evasiva; e um curso específico para servidores habilitados a dirigir veículo oficial.
Um vídeo institucional contendo um trecho dessas ações e atividades foi exibido durante a solenidade de encerramento do Mês da Segurança Institucional da DPE-RO, acompanhado em seguida da fala das autoridades presentes no evento.
A Diretora de Gestão Estratégica, Rithyelle Bissi, destacou a realização do Mês de Segurança Institucional, ressaltando que participou de todos cursos ofertados e lembrou que a implantação do NSI é um dos principais pontos do Planejamento Estratégico para 2025-2027. “Em poucos meses, a gente vê a efetivação de um trabalho sério, responsável e o Núcleo já sobrevivendo por si. Isso é resultado do engajamento dos coordenadores, da idealização pelo Defensor Público-Geral à realização dos trabalhos pelas mãos de pessoas tão responsáveis. É o primeiro dos pilares do planejamento estratégico que está praticamente cumprido e isso é motivo de orgulho para nossa instituição.
O Subcoordenador do NSI, Tenente Coronel Phillipe Rodrigues agradeceu a todas e todos envolvidos na realização do Mês da Segurança. “Fico muito contente com os resultados alcançados. A Segurança Institucional não é a vocação da Defensoria Pública. Ela é uma atividade meio para maioria dos operadores do Direitos. Mas, quando a gente planta essa semente da Segurança Institucional, todas e todos começam a compreender que a Segurança faz parte sim, e tá ligada de forma muito forte com a atividade-fim da Defensoria, que é levar a assistência jurídica técnica aos hipossuficientes. Essa é a razão se ser do Núcleo de Segurança Institucional”, frisou.

Por fim, o Coordenador do NSI, Subdefensor Público-Geral, Diego César dos Santos, finalizou a solenidade de encerramento com uma fala “O Núcleo de Segurança Institucional hoje é uma realidade que está presente em todas a instâncias da DPE-RO. Podem esperar muito mais cursos, ações e atividades, com novas ideias que vão ser realizadas nos próximos meses. A partir de 2025, todo o mês de junho será dedicado à Segurança Institucional”, finalizou o defensor público.
Ao final do evento, o Tem. Cel. Philippe entregou ao Subdefensor Público-Geral, Diego César, uma medalha forjada com o logo da Defensoria de um lado e a do NSI de outro. A mesma honraria foi destinada ao Defensor Público-Geral, Victor Hugo, em ocasião posterior.