Marcus Edson destaca autonomia financeira da Defensoria durante Seminário Jurídico da instituição
Publicado em:

Marcus Edson, centro, fala aos presentes
Participaram da solenidade de abertura, o Presidente da OAB, Andrey Cavalcanti, o Defensor Chefe da Defensoria Pública da União, Daniel Maia, o presidente da Associação dos Defensores Públicos de Rondônia, Bruno Balbé, o Procurador Geral do Estado, Leri Antônio Souza Moura, o Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edilson de Souza Silva, o Procurador de Justiça Carlos Grott – representando o Procurador Geral de Justiça, Airton Marin.
O Defensor Geral afirmou em seu pronunciamento que até o início do próximo ano a Defensoria Pública terá a sua efetiva autonomia financeira, ou seja, não haverá déficit orçamentário. “Isto é inédito no Estado”, afirmou.
Ele lembrou que essa conquista deve-se ao apoio que tem recebido do Governador Confúcio Moura, assim como do Presidente do Tribunal de Contas do Estado e da Assembleia Legislativa que abriram mão de parte do seu orçamento em favor da Defensoria por acreditarem na gestão da atual administração. “Vamos começar e terminar o ano sem dever absolutamente nada”.
“Ao final da minha gestão, quero entregar uma Defensoria forte, estruturada, melhor do que recebi”, declarou, acrescentando que para efetivar essa meta conta com a parceria da Amdepro. “A Associação é uma grande parceira, com a qual abordamos e discutimos questões em prol da melhoria da instituição”.

Palestrantes do primeiro dia: Dr. Amilton Bueno e Dr. Gustavo Badaró

O auditório do Oscar Hotel ficou lotado de universitários, defensores públicos e convidados da área jurídica
União
O presidente da Amdepro, Bruno Balbé, enfatizou a união dos membros para que a instituição se consolide perante a sociedade e leve cidadania àqueles que não tem condições de pagar um advogado. Ele enalteceu também a participação dos palestrantes no evento, contribuindo para elevar o nível acadêmico do seminário.
A Diretora do Centro de Estudos, defensora pública Ana Flávia Jordão, ao fazer uso da palavra, destacou a autonomia financeira e administrativa da Defensoria Pública, assim como a construção e fortalecimento da cidadania. “Hoje batalhamos cada dia mais em prol dos hipossuficientes”.
Em entrevista à Sict TV, Marcus Edson de Lima declarou que esse evento tem como objetivo contribuir para que os defensores públicos tenham uma formação acadêmica, bem como fazer com que a instituição se fortaleça no meio acadêmico, intensificando cada vez mais esse o elo.
Confira vídeos do primeiro dia: