DPGE reitera solicitação de livre circulação de Defensores Públicos no TJ-RO à Presidência do Órgão
Publicado em:
Defensor Público-Geral, Marcus Edson de Lima, reunido com o Presidente do TJ-RO em exercício, Isaías Fonseca.
O pedido do ofício é baseado em uma instrução do Tribunal de Justiça publicada em agosto de 2008 (n. 017/2008-PR), que versa sobre procedimentos para expedição e uso do cartão de acesso pelo público que frequenta às dependências do Poder Judiciário do Estado de Rondônia.
“De fato, a instrução excetua determinadas autoridades e personalidades do uso de cartão de acesso e passagem pelo detector de metais (parágrafo 11 do artigo 2º)”, afirma Marcus Edson de Lima. “O objetivo do ofício e da sua reiteração é a inclusão dos Membros da Defensoria Pública do Estado de Rondônia no rol de exceção acima referido”, conclui.

Desembargador Valdeci Citton em encontro com o Defensor Público-Geral, Marcus Edson de Lima.
O Defensor Público-Geral entregou seu pedido ao Presidente em exercício do TJ-RO, Desembargador Isaías Fonseca Moraes, que disse ser sensível a causa e que analisará, junto ao Presidente do TJ-RO, Sansão Saldanha, a melhor solução.
Posteriormente, Marcus Edson de Lima reuniu-se com o Desembargador Valdeci Castelar Citton, Presidente da Comissão Permanente de Segurança do TJ-RO, que irá, junto a comissão, analisar o pedido na próxima semana, e em até 15 dias, dará alguma resposta ao órgão.
Valdeci Citton também fez questão de salientar seu apreço pela Defensoria Pública e o seu reconhecimento da essencialidade da instituição, e segundo ele, é com base nesses preceitos que a Comissão analisará o pleito.