Seringueiras, a 600 Km de PVH, ganha posto de atendimento da DPE
Publicado em:
Os moradores do Município de Seringueiras, a 600 km de Porto Velho, contam desde esta segunda-feira (18), com um posto de atendimento da Defensoria Pública do Estado (DPE-RO), aberto em parceria com o Município. O centro de atendimento funciona em uma sala do prédio da Prefeitura. A localidade já conta com os serviços da Justiça Rápida.
A inauguração do posto ocorreu na última sexta-feira (15), com a presença da corregedora auxiliar, defensora pública Vanilda Contreiras, do prefeito Armando Bernardo Silva, de vereadores, da vice-prefeita Ana Clara Lins e da assessora de defensor que ficará responsável pelo atendimento no centro, Katicilene Lima.
Vanilda Contreiras agradeceu ao prefeito pelo empenho na instalação do posto, afirmando que parcerias assim são essenciais para que a população carente tenha acesso à justiça, especialmente nas localidades que estão fora do eixo da BR 364. O prefeito afirmou ser uma honra poder contar com os serviços da Defensoria Pública em Seringueiras.
Com 14 mil habitantes, os assistidos de Seringueiras precisavam se deslocar uma média de 100 quilômetros até o Município de São Miguel do Guaporé para receberem atendimento jurídico gratuito por parte da Defensoria Pública.
De cada dez assistidos que recorriam ao Núcleo da DPE-RO em São Miguel do Guaporé, uma média de sete eram provenientes de Seringueiras. Foi justamente por conta dessa demanda que a administração da DPE decidiu abrir o posto de atendimento.
A distância entre as duas cidades, especialmente da zona rural, contribuía também para que muitos assistidos, por falta de condições financeiras para pagar a passagem, perdessem o prazo dos processos.
A triagem no posto será realizada por Altiene Ferreira, servidora cedida pela Prefeitura. Às quintas -feiras, a assessora de defensor Katicilene, que atende no Núcleo de São Miguel, se deslocará à Seringueiras para fazer, durante todo o dia, o serviço jurídico junto aos assistidos.
Economia
Seringueiras conta com um orçamento anual R$ 19 milhões. Os gargalos do Município, segundo o prefeito, são a educação, saúde e obras, mas especificamente estradas. A produção de leite é a ponta de lança da economia de Seringueiras, levando a Tradição a instalar a sua fábrica de queijo nessa localidade.
O Município vem avançando ainda na produção de cará, urucum e maracujá. O urucum é exportado para São Paulo; o cará para o Nordeste. Seringueiras disponibiliza ensino fundamental e médio. Atualmente, o prefeito tenta recuperar as duas faculdades a distância que existiam na cidade.
Compartilhar