Defensoria garante, em caráter de urgência, internação em UTI para três pacientes
Publicado em:
O Núcleo da Cidadania da Defensoria Pública, no Shopping Cidadão, conseguiu esta semana, após acionar a Justiça, uma vaga na UTI da rede privada para Raimunda Viana Pimentel, de 83 anos, de Ji-Parana. Ela encontrava-se internada no Hospital João Paulo II, necessitando de um leito com hemodiálise na UTI, em caráter de urgência, mas as unidades de saúde do Estado e as conveniadas não dispunham de vaga.
Portadora de pneumonia, problemas cardíacos e insuficiência renal crônica, Raimunda foi internada no Hospital Regional de Ji-Paraná no início do mês. Sem estrutura para realizar o tratamento necessário, a direção dessa unidade de saúde encaminhou a paciente para o João Paulo II, onde foi internada no dia 11-08. Após a internação, foi diagnosticado que a mesma precisava de um leito na UTI com aparato nefrológico, só disponibilizado pelo Hospital de Base ou pela rede privada.
Plantão
Na mesma situação encontravam-se os pacientes Israel Gomes de Oliveira, morador do município de Candeias do Jamari, e Maria Marlene da Conceição, residente em Porto Velho, ambos internados em estado grave no João Paulo II desde o último dia 11, a espera de um leito na UTI com aparato nefrológico.
Diante das constantes negativas em conseguir um leito de UTI equipado, os familiares desses dois pacientes recorreram no dia 14-08 ao plantonista da Defensoria Pública, defensor público André Vilas Boas que, com o apoio do coordenador do Núcleo da Cidadania, defensor público Sérgio Muniz, ajuizou ação de obrigação de fazer, com pedido de tutela antecipada, contra o Estado.
Os três casos receberam decisão favorável da Justiça, que determinou a imediata internação em rede privada, com custas para o Estado.
Defensor público Sérgio Muniz, coordenador do Núcleo da Cidadania-Shopping Cidadão
Defensor público André Vilas Boas:serviço de plantão da Defensoria Pública foi acionado à noite para prestar assistência ao paciente