I Congresso dos Defensores consolida a Defensoria Pública na sociedade
Publicado em:
O defensor geral, Antonio Fontoura Coimbra, e o presidente da Amdepro, Leonardo Werneck, falam no encerramento do congresso
O congresso suscitou reflexões sobre o mundo jurídico e o papel da Defensoria Pública na sociedade, com discussões envolvendo acadêmicos, defensores públicos e representantes da sociedade civil. Com capacidade para receber mais de 300 pessoas, o auditório da Uniron ficou lotado nos três dias, especialmente na abertura do evento, com a palestra do Dr. Elpídio Donizetti, sobre “O Projeto do Novo Código de Processo Civil e a Defensoria Pública”; e no encerramento, com a abordagem do renomado Rogério Greco, focando o “Direito Penal na Atualidade”.
O defensor público-geral do Estado, Antonio Fontoura Coimbra, destacou a importância de eventos desse tipo para que a instituição passe a ser reconhecida de fato como um dos pilares da Justiça no Estado. “Discussões sobre o papel da Defensoria Pública no âmbito acadêmico, a exemplo do que ocorreu no congresso, é algo inovador e mostra o processo de mudança considerável pelo qual vem passando a instituição”, observou.

A palestra de Rogério Greco, um dos expoentes da área jurídica no Brasil, foi uma das mais procuradas
Palestrantes
Além de Elpídio Donizetti e Rogério Greco, participaram também como palestrantes o presidente de Colégio de Ouvidorias de Defensorias Públicas do Brasil e ouvidor-geral da Defensoria Pública (MT), Paulo Lemos, que abordou o tema “Democratização do Sistema de Justiça”; o defensor público de São Paulo, Dr. Carlos Weis, cuja explanação foi sobre “O papel da Defensoria Pública na Garantia dos Direitos Humanos”; Rafael Português , defensor público de São Paulo e presidente da Associação Paulista de Defensores Públicos (APADEP), que palestrou sobre “Litigância Estratégica”.

Os defensores públicos reunidos no último dia do evento
E ainda Daniela Kromov, defensora pública de São Paulo, que discorreu sobre “Internação Compulsória”; Rodrigo Doin, defensor público do Distrito Federal, cuja palestra abordou o “Direito à Saúde” e André Castro, defensor público do Rio de janeiro e presidente da ANADEP biênio 2009-2011 e 2011-2013 – ele palestrou sobre “Tutela Coletiva”.