Sem ônus: DPE – RO assina convênio para modernizar o atendimento da instituição
Publicado em:

O convênio foi assinado pelo subdefensor geral, Edvaldo Caires, e pelo defensor geral do Pará, Luis Carlos de Aguiar Portela
O convênio de cooperação técnica foi assinado na sexta-feira, 19, pelo subdefensor público-geral do Estado, Edvaldo Caires, e pelo defensor público-geral do Estado do Pará, Luis Carlos de Aguiar Portela, durante solenidade no gabinete da instituição paraense.
Participaram ainda da solenidade, o secretário geral do Conselho Superior da Defensoria Pública, defensor público Walmir Fornazari, e o controlador interno da DPE-RO, defensor público Guilherme Ornelas.
O subdefensor Edvaldo Caires esclareceu que a plataforma desenvolvida pela Defensoria do Pará vem ao encontro das metas de trabalho traçadas pelo defensor público-geral da DPE-RO, Antonio Fontoura, que pretende melhorar a forma de atendimento, manter um maior controle estatístico nessa área, além de agilizar a tramitação dos processos.
O Valmir Fonazari afirmou que a equipe de Rondônia foi surpreendida pela funcionalidade do sistema, o nível de organização e a sua implementação. O programa, segundo ele, contribuirá consideravelmente para o crescimento e fortalecimento institucional da Defensoria Pública do Estado, que ainda é carente na área de informatização, mas está em processo de modernização.

O secretário geral do Conselho Superior, Valmir Fornazari (à esquerda) e o controlador interno, Guilherme Ornelas (à direita) da DPE-RO também estiveram no Pará para efetivar troca de informações técnicas
Essa tecnologia, que inclui sistema de informação e planejamento estratégico, permitirá a interligação da comunicação entre a sede da Defensoria Pública e os núcleos da capital e interior, estreitando o relacionamento e permitindo a realização de peticionamento eletrônico, tramitação eletrônica dos processos, acompanhamento das decisões judiciais e extrajudiciais.
O sistema é considerado de vanguarda entre as Defensorias Públicas no Brasil. O defensor público-geral da DPE-PA explicou que o programa de informatização, além de modernizar a forma de atendimento, permite também catalogar as demandas e traçar o perfil sócio-econômico dos assistidos.
Conselho
O secretário geral do Conselho Superior e o controlador interno da Defensoria Pública de Rondônia se reuniram com a secretária geral do Conselho Superior da instituição paraense, defensora pública Ana Marina Monteiro Valente, com o objetivo de efetivar a troca de informações e cooperação técnica de práticas bem sucedidas nos respectivos setores.

Os servidores Rafael Figueiredo, chefe da Divisão de Planejamento da DPE; e Ricardo Costa, chefe da Divisão de Tecnologia da Informação, integraram a equipe que foi ao Pará